Postagem em destaque

Nova Criação

Samantha Fox Criada para o bloco Surdos e mundos para o carnaval de 2017.

sábado, 5 de junho de 2010

Passo a passo da massa de jornal


Massa de papel jornal


-Coloquei a mão na massa: reaproveitei uma farrafinha de vinagre galo. Já tinha papietado uma garrafa de vinagre uns tempos atrás e como sempre acontece comigo vou iniciando umas coisas e acabo deixando de lado. Desafiei-me a usar esta massa.


1- Embalagem papietada com jornal ;
-Lembro-me que foi a primeira que fiz e não tinha noção de nada ainda. Emporcalhei meu liquidificador, quase queimei. Não precisa nada disto, tudo pode ser feito à mão.
Esta massa é ótima quando se quer dar um acabamento mais rústico. Para trabalhar uma oficina de papel machê com crianças, fazer fantoches, vasinhos, pratos decorativos, tigelas. Tudo quanto sua imaginação desejar.

Eu apanho do material mas não desisto! Os peitos cairam colei novamente. Pode crer! Vai sair uma baianinha estrelada, como de uma revisa de cabaça que tenho aqui.
2- Peça revestida com a massinha de jornal, secando na janela. Acredite! Vai ficar uma linda menina. Neste ponto já vou pensando num nome... Estela é claro!
Para um trabalho que exija mais detalhes, de pequenas dimensões e vou na massa com papel higiênico ou o mix que vem pronto como o da Acrilex ou do Mago. Falarei mais sobre estas massa mais adiante.
Como a finalidade deste blog é mostrar minhas aventuras na reciclagem de materiais com o papel machê, então vamos deixar a imaginação correr solta.

-Queimei a peça com tinta branca...



















-Et voilà Estela!



















Não acrescentei nada e nem lixei. Um bom exercício.

Algumas observações sobre este trabalho:
1- Como já estou fazendo os cachepots tive a maior surpresa hoje ao fazer a massa de jornal;
2- O jornal que preparei ficou dois dias de molho, coloquei até vinagre de limão e troquei a água algumas vezes para não apodrecer;
3- Sovei  a massa bastante como faço com o mix ou com o papel higiênico, misturado com a cola de polvilho doce;
4- A massa ficou com a consistência igual das outras massas;
5- Ficou seu um grânulo;
6- A boneca ficou boa, amei fazer, mas agora já sei o ponto da massa.



VEJA TAMBÉM ESTE PASSO A PASSO:
cachepots com a massa de jornal


Um abraço e faça também!