quinta-feira, 20 de dezembro de 2012

Diomar das veias

Quando vi esta escultura no Centro de tradições Nordestinas, aqui no Rio de Janeiro, me encantei, só que quando tirei as fotos do trabalho acabei cortando o nome do artista. Hoje fuçando a internet, acabei encontrando informações sobre o escultor. 
Ele se chama Diomar das Veias. Ele é de Juazeiro do Norte(-Como tenho vontade de conhecer este lugar!)

Localizei Diomar no Centro de cultura popular Mestre Noza,  ele tem um blog, não está atualizado mas dá para ver o por que do nome Diomar das Veias... ele faz muitas 'veias' ora... 

Olha que expressão gostosa desta veia.

Achei também um artigo interessante sobre a madeira do qual é feita estas esculturas e um artigo sobre o próprio Diomar: http://www.centrocape.org.br/revista/arquivos/9Edicao.pdf

"Beatas, rendeiras, rezadeiras, mulheres
com menino nos braços, zangadas, alegres: “Eu procuro
representar as velhas nordestinas de todas as maneiras”,
conta o escultor Diomar Freitas Dantas, ou Diomar Das
Velhas. “Esse apelido, (os clientes) me colocaram por causa
das velhas que eu faço de madeira”. Ele é conhecido no
Brasil, em alguns países da Europa e nos Estados Unidos
pela habilidade de transformar uma arvorezinha
difícil e esgalhada – a imburana – em grupos
de senhoras nordestinas. E é neste ponto que
mora a peculiaridade das esculturas desse
artesão de 37 anos de idade e muito bom de
prosa."



Postagem em destaque

Nova Criação

Samantha Fox Criada para o bloco Surdos e mundos para o carnaval de 2017.