sexta-feira, 4 de janeiro de 2013

Expo "Impressionismo: Paris e a Modernidade"

Manet: "O tocador de pífaro"





















Estou me preparando para dar um pulo no CCBB aqui do RJ. Deixei para hoje minha visita à expo dos Impressionistas do museu d'Orsay. Este dia será em função deste banquete cultural, posso enfrentar filas mas quero pousar meus olhos sobre estes quadros.
Estive na exposição de Monet há uns anos atrás no MNBA, foi inesquecível e pelo que ainda estão falando desta exposição vou me emocionar.


Mestre Vitalino, tocando seu "pífano".






















Hoje também encontrei uma revista de bordo da TAM: Almanaque Brasil, nº 29 que traz uma reportagem sobre Mestre Vitalino. Lá no finalzinho traz uma citação do sociólogo Gilberto Freire:
"Ele arrancava as coisas da terra sem impelir a elas suas figuras. Muito pelo contrário, ele sempre trazia as figuras da terra".
Assim como os impressionistas, Mestre Vitalino soube através de sua arte captar o cotidiano, com bonecos que "gritavam por justiça", sua arte representava o mundo em que vivia. Não estou tentando aqui enquadrar Mestre Vitalino em nada... só que esta revista pulou nas minhas mãos justamente hoje. A Arte está em toda parte, no tempo, nos lugares... bate lá como cá e aí onde você está ! Sem sacrilégio: o artista experimenta o poder criador de Deus, afinal somos ou não somos sua imagem e semelhança?
Bem, eu vou é mais encher minha cabeça de coisas bonitas e alegrar o coração! É a vida, é vida e é bonita!
Como na Internet tudo vai se recriando e vamos aprendendo, acabei encontrando este outro tocador de "pífano", de Manoel Eudócio,  lá de Caruaru:




Para conhecer um pouco mais sobre este discípulo de Vitalino:



Rio, 05/01/2012

Apesar de ter permanecido por três horas na fila para entrar na exposição, valeu a espera. Uma exposição bem didática, sem complicação, quadros importantes, saí de lá com vontade de voltar ainda mais que meu joelho doeu demais tendo em vista ter ficado muito tempo em pé. Não aguentei.

 A exposição a partir de hoje ficará aberta até à meia noite. O período da tarde é o mais crítico, entretanto estão tendo o cuidado com a organização da fila e dentro da exposição podemos ficar a vontade pois não estão colocando gente demais. Pode-se ver tudo com tranquilidade. Pegue sua família e vá  ao CCBB, não percam esta oportunidade.
Tem guias, preferi não acompanhar, fica muita gente em volta e a moça que estava por lá falava muito baixo. Nada que uma leitura prévia sobre o Impressionismo e seus principais representantes não supra. É bom ter um guia mas não é  indispensável, como disse os painéis para leitura estão descomplicados.
Cada eixo temático foi explorado em cada sala em seis módulos. Podemos ver claramente a proposta da exposição e claro o detalhamento e particularidades da técnica de cada pintor. Tudo contextualizado com a evolução da sociedade da cidade de Paris e arredores.

Este quadro é de indescritível palavras, foto nenhuma  de computador  pode dar a idéia  da suavidade das cores e  toda atmosfera doce que o pintor retratou um de seus filhos com ama e parente de sua esposa Gabrielle. 

Postagem em destaque

Nova Criação

Samantha Fox Criada para o bloco Surdos e mundos para o carnaval de 2017.